Pode passar o tempo que for, mas existem certos conceitos dentro do mundo do marketing que nunca morrem, e continuam sendo extremamente eficazes em sua execução, um dos exemplos mais claros que temos são justamente os 4P’s do Marketing, cruciais para qualquer negócio, como uma agência que trabalha com branding industrial.
Eles são considerados os 4 pilares do mundo do marketing, e mesmo sendo criados na década de 1960, ainda continuam aqui como uma das grandes estratégias dessa área, sendo efetivo e auxiliando diretamente o rumo e as decisões de uma empresa.
Se você não conhece sobre eles fique tranquilo, no texto de hoje iremos abordar como você pode usar os 4P’s do Marketing de uma forma efetiva dentro da sua empresa, pronto para conhecer mais sobre ele? Então vamos lá!
O que são os 4P’s do Marketing?
Antes de mais nada é preciso entender o que significa esse conceito, também conhecido como mix de marketing, esse termo representa as principais variáveis e estratégias de uma empresa para alcançar seu público alvo, as quatro letras P significam: produto, preço,praça e promoção.
Cada uma delas é considerada uma etapa dentro do mundo do marketing, o produto é a base e diz respeito a o que exatamente sua empresa vende, seus serviços, design, marca, características, qualidade, função, objetivo e etc. Já o preço é o complemento do produto, quanto vale o que está vendendo? Qual o modelo de cobrança, variações regionais e quais são os fatores que influenciam essa precificação final dentro do marketplace.
A praça engloba tudo relacionado aos canais de distribuição e os pontos de vendas de determinado produto, frete, logística e etc, e por fim, a promoção reflete os descontos e liquidações que você vai utilizar dentro da sua estratégia. Agora que já conhece mais sobre os 4Ps, bora conferir como usá-los? Vamos lá!
Defina e entenda qual é o seu público-alvo
A primeira etapa é definir e entender de maneira assertiva, quem são as pessoas que compõem seu público-alvo, afinal, é exatamente aí que os 4P’s vão mirar, faça pesquisas, testes e analisar os dados para conhecer realmente melhor sobre seus potenciais consumidores.
Veja o que seu produto pode atender para eles, descubra o que eles buscam, suas dores e necessidades e por aí vai, quanto mais você entender sobre seu público-alvo maior será a chance de criar um mix de marketing eficaz.
Estipule metas e objetivos claros
Depois de conhecer melhor seu público é preciso começar a moldar suas metas e objetivos de forma bem clara e coesa, é através delas que você vai conseguir ter resultados mais efetivos dentro do seu negócio.
Afinal, os 4P’s tem qual finalidade, fidelizar clientes? Aumentar sua visibilidade? Expandir sua marca? Enfim, tenha bem definido o que você busca e quais as etapas para alcançar esse objetivo final.
Faça uma pesquisa e encontre seu posicionamento de mercado
Conhecer o mercado é crucial para que você tenha uma noção muito maior principalmente em relação ao preço, a partir de uma boa pesquisa você consegue entender melhor sobre o mercado que está inserido e os passos que tem que tomar.
Além disso, você também consegue encontrar seu posicionamento de mercado, se colocando como uma marca que entrega uma boa qualidade por um preço caro, ou algo mais popular, enfim, defina onde você quer que a sua agência de marketing de relacionamento, por exemplo, se encaixe.
Defina quais serão as estratégias do mix de marketing
Por fim, após coletar todos os dados que já explicamos acima, você já consegue ter uma noção muito maior e conseguir definir quais serão as estratégias usadas do mix marketing, a recomendação é sempre começar pelo P do produto, onde você já consegue definir inicialmente, o que você irá entregar e por aí vai.
Depois do produto, geralmente vem o preço, em terceiro a praça e por fim a promoção, defina exatamente sua jornada e saiba como distribuir a sua marca dentro do mercado.
Agora que você já sabe como usar os 4P’s que tal começar a colocá-los em prática na sua empresa? Comente abaixo o que achou sobre o texto e não esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha curtido, até a próxima!