Entenda a diferença de Buzz marketing e marketing viral

Quem trabalha com publicidade e áreas correlatas deve conhecer a diferença entre buzz marketing e marketing viral. Se você ainda não conhece, nós vamos te ajudar a entender melhor as próximas linhas.

O mais interessante é que cada um deles pode alavancar seu negócio de uma maneira exclusiva e diferente, já que são bem semelhantes. O objetivo de ambos é fazer com que a empresa, produto ou serviço esteja sempre no radar do público.

A estratégia é bem diferente. Se você atua com Locação de Grupo Gerador, por exemplo, poderá adotar estratégias para encontrar novos caminhos para seu negócio. Independentemente da área de atuação, é possível alcançar alcance expressivo com os dois tipos de marketing.

O que é o buzz marketing?

Buzz marketing é uma estratégia focada em gerar opiniões e comentários sobre determinado assunto. Em inglês, buzz significa algo que cria animação ou estímulo, uma espécie de marketing levado de boca a boca entre o público.

O Buzz vai fazer com que as pessoas passem a discutir, debater e comentar sobre determinado assunto e, indiretamente, trazer mais audiência para sua empresa.

A estratégia não fica diretamente em uma publicidade específica, mas sim em criar comentários em torno de algum assunto ou produto. Pode estar relacionado a alguma publicidade ou ação realizada pela marca.

Vale lembrar que o buzz marketing pode ser adotado por qualquer empresa: comércio que vende Bota de Segurança, por exemplo, indústria, construtoras, e-commerces, imobiliárias, academias e muitas outras!

Também é importante lembrar que o cuidado deve ser muito grande, pois ele pode trazer efeitos negativos se não for feito da maneira correta. Estude os possíveis efeitos e evite erros.

O que é marketing viral?

Marketing viral é uma estratégia que foca na criação de determinada campanha que possa viralizar: ou seja, tenha muitos compartilhamentos pelos usuários. Para criar esse tipo de campanha é fundamental que os conteúdos sejam relevantes e extremamente atraentes para os usuários.

Prefira também mensagens que retratam o momento, sempre com assuntos da moda. Uma empresa que vende Luminária De Emergência, por exemplo, pode compartilhar dicas e ações que podem ser passadas adiante, fazendo com que vire marketing viral. O fato dessa ação surtir efeitos ou não depende da aceitação do público.

No marketing viral as pessoas vão divulgar seu conteúdo ou post de forma espontânea, sem custo algum. Um bom exemplo foi o “Luva de Pedreiro” que, em 2022, se tornou viral apenas por bater faltas em um campo de futebol de terra e comemorar de forma irreverente.

Enquanto o buzz marketing serve para criar diálogos e discussões, o marketing viral serve para repassar determinada mensagem, vídeo, imagem ou campanha de forma dinâmica e marcante. Ambos, no entanto, vão obter resultados bem diferentes, mas sempre alcançando mais pessoas e tornando a sua marca visível, direta ou indiretamente.

Analise e estude bastante para se beneficiar das duas estratégias. Elas podem trazer níveis de alcance e resultados positivos que sua marca precisa para se consolidar ainda mais no mercado. 


Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais

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