Entenda o que é a estratégia omnichannel

O principal objetivo de toda empresa, é oferecer a melhor experiência possível para seus clientes, certo? Afinal, é dessa forma em que o negócio ganha mais autoridade, reconhecimento e visualização, para que as pessoas continuem consumindo os produtos de forma constante. 

Mas para que isso aconteça, é necessário realizar uma série de estratégias que façam seu empreendimento ganhar um certo destaque perante a concorrência. Uma empresa que trabalha com a venda de tinta térmica, por exemplo, talvez precise mesclar diferentes canais de comunicação para abordar as pessoas certas. 

É justamente aí que entra o omnichannel. À primeira vista, pode parecer um nome confuso ou um termo complicado, mas ele é muito mais simples e eficaz do que você pode imaginar.

Neste post, vamos apresentar para você mais sobre o omnichannel, para que consiga entender do que se trata essa estratégia.

O que é o omnichannel?

Essa estratégia, se baseia no uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação e de divulgação,  oferecendo uma experiência totalmente unificada entre o online e o offline, fazendo com que o cliente alternar entre diferentes canais de comunicação, gerando assim, uma melhora na qualidade de atendimento, nos serviços e nos produtos adquiridos. 

Em uma tradução para o português, a palavra omnichannel significa “todos os canais”, ou seja, reforçando a ideia de que, aonde quer que o cliente acesse, sua empresa estará disponível para contatá-lo. 

Imagine um negócio que trabalhe com a venda de servomotor, o omnichannel, faz com que esse empreendedorismo, esteja disponível tanto através de plataformas online, como sites, redes sociais, aplicativos, sejam eles com o acesso pelo desktop ou por dispositivos móveis, mas também, em outros canais de comunicação, como telefone, loja física, fax, correspondência ou qualquer outro meio que se enquadre em seu negócio. 

Dessa forma, o omnichannel disponibiliza para o público, um atendimento e uma divulgação completa, de todas as formas possíveis dentro do mercado, sanando todas as dúvidas e possíveis carências que uma pessoa pode ter. 

Porque o omnichannel está em alta?

É justamente toda essa flexibilidade, que faz do omnichannel, uma das estratégias mais utilizadas recentemente, os canais são totalmente integrados, e a forma como se comunica cria uma certa autoridade e uma relação mais íntima entre a empresa e o cliente. 

Dessa forma, aumenta a confiança, e também a popularidade da marca, já que a qualidade em cada plataforma diferente de comunicação, faz com que diversas pessoas tenham acesso aos seus produtos. 

Consequentemente, a experiência de compra do cliente aumenta, trazendo satisfação e inovação, dentro de um mercado que muitas vezes, pode passar por alta concorrência, ainda mais quando falamos dos meios digitais, que estão tão em alta atualmente. 

Quais as vantagens do omnichannel?

Muitas pessoas atualmente, se preocupam muito mais com a experiência de compra, do que com o preço do produto em si, imagine a seguinte situação: 

Você entrou em uma loja online, para comprar uma luminária de emergência logo que acordou pelo aplicativo da loja através do seu smartphone, porém, teve que ir para o trabalho, e logo depois do almoço, acessou a página do site através de seu desktop, o produto estava no seu carrinho, pois já tinha adicionado ele pelo app, você compra a luminária, mas ao ver que iria demorar 3 dias úteis, decidiu ir até a loja física e realizar a retirada por lá mesmo. 

Todo esse processo é o omnichannel, ou seja, um sistema único e funcional, ele gera mais satisfação em seus serviços oferecidos, melhora o número de suas vendas, ajuda no processo de fidelização e cria autoridade e melhora a imagem de sua marca. 

Tudo isso, faz com que essa seja uma estratégia extremamente benéfica e que você deve começar a cogitar implementar em seu negócio. E se você pensa que só grandes marcas podem trabalhar desta forma está enganado!

O omnichannel funciona para pequenas empresas também, mas é preciso ir com calma, começar com canais mais convencionais e expandir seu negócio aos poucos. O futuro é a integração, e o omnichannel faz parte disso!

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais

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