Atualmente temos vivenciado inúmeras mudanças e avanços tecnológicos em todo o mundo, mas devido a pandemia de 2021, a tecnologia se mostrou não só uma aliada como também uma grande solução para os problemas enfrentados por todos principalmente em relação às nossas interações sociais.
No mercado digital essas mudanças movimentaram o comércio online offline, mudando a maneira como os clientes se relacionam com as empresas e suas marcas, os consumidores ganharam mais voz e poder, as empresas tiveram que aprender a lidar com as ferramentas tecnológicas do marketing digital.
As redes sociais que já ocupavam lugares consideráveis em nossas vidas se tornaram imprescindíveis para a captação de novos consumidores, para estas realizações as empresas tiveram que entender como funciona o mercado digital, seus fundamentos para assim criar seus próprios e-commerce.
A vitrine do mercado digital
O mercado digital é o lugar online onde as pessoas (consumidores e fornecedores) em geral compram, vendem ou até mesmo trocam mercadorias; a internet se tornou uma grande vitrine, um grande catálogo tanto de produtos e serviços, como de fornecedores e consumidores, um shopping que não fecha nunca.
Durante a pandemia esse novo tipo de comércio possibilitou oportunidades de crescimento e inovação para todas as pessoas conectadas, muitas empresas precisaram se adequar a esta nova realidade, para assim aproveitarem as oportunidades.
Foi nas redes sociais que muitas empresas conseguiram manter seus negócios ativos, toda aquela interação social presencial que teve que ser abandonada foi de algumas maneiras supridas pela internet e suas redes sociais.
A pandemia agilizou o que iria acontecer naturalmente em alguns anos, as empresas tiveram e têm que se adequarem a esse novo modelo comercial, no qual a interação com o cliente é o ponto principal entre a exposição do produto e as vendas.
As redes sociais são as vitrines neste grande shopping, por isso vamos conhecer as Melhores redes sociais para crescer no mercado digital em meio a pandemia 2021:
- Instagram – Considerada uma das maiores redes sociais de entretenimento e profissional, o Instagram se posiciona como um aliado de seu público, tanto para oferecer ferramentas de comunicação como: diversão e funcionalidades audiovisuais, efeitos visuais para fotos, música, quanto para ferramentas profissionais, voltadas para as vendas.
- Youtube – É uma plataforma de compartilhamento de vídeos, funciona como uma das subsidiárias da Google. É considerado o segundo maior buscador da internet.
- Facebook – Maior rede social virtual existente, atualmente, é uma das formas mais utilizadas entre aqueles que acessam a internet, para se conectar com outras pessoas e, também para realizar buscas rápidas de informações, além de funcionar como espécie de centralizador de contatos.
Não é à toa que as redes sociais ocuparam tanto destaque nos negócios online-offline, pois são facilitadoras das interações entre as pessoas, o que traz muitas possibilidades para o e-commerce, pois aumentando o canal de vendas oferecendo os seus produtos para mais pessoas, quanto mais interações mais vendas.
Para ser bem-sucedido no mercado digital não importa se a sua empresa é grande ou pequena, as oportunidades estão aí para quem quiser e souber como funciona o mercado digital, imagine um shopping tamanho do mundo. Tudo depende do seu público-alvo, identifique qual rede social é mais compatível com os interesses deles.
Maximize suas vendas
A pandemia gerou impactos no mercado e como vimos muitas empresas tiveram que se adequar ao novo modelo comercial para não fecharem seus negócios, aumentando suas vendas no mercado digital, para isso utilizaram os fundamentos do mercado digital. São eles:
- Interação – promover a interação entre os clientes e os produtos e serviços oferecidos pela marca, para isso, é necessário um intenso planejamento para diferentes meios de relacionamento, como exemplo as redes sociais.
- Personalização – definir o traçado de cliente ideal para determinada marca, observando os detalhes do tipo de pessoa que compraria aquele produto ou serviço (a persona).
- Velocidade – A agilidade é mais importante do que nunca para acompanhar o ritmo com que os clientes absorvem a tecnologia. É preciso investir em soluções que garantam capacidade de análises e cruzamentos de dados, além de subsídios para prever tendências e antecipar-se às expectativas dos clientes.
- Eficiência – mensuração das estratégias de marketing que informe se elas estão sendo eficientes, como exemplo: relação entre o valor investido e os resultados financeiros gerados, quantidade de vendas (ou cliques, curtidas etc., de acordo com o objetivo da ação), porcentagem de usuários que abandonaram o site, valor que a empresa está investindo para conquistar cada novo cliente.
- Flexibilidade – obter dados em tempo real sobre as campanhas e poder alterar o rumo delas, dependendo dos resultados, seja criando, aumentando ou diminuindo o investimento e até mesmo pausando.
O maior objetivo dos fundamentos do mercado digital é estabelecer relacionamentos duradouros com seus clientes, permitindo que sua empresa aproxime sua marca dos consumidores em potencial por meio de estratégias de marketing, que incluem captação pela interação social, que pode e deve ser feita através de redes sociais.
Loja virtual
Mesmo que o seu empreendimento seja uma loja física, devido a pandemia marcar presença no ambiente digital tem sido a tábua de salvação de muitos negócios, pois hoje em dia a empresa que não marca presença no ambiente digital perde muitas oportunidades de venda.
Leia Também:
➝ Qual o custo para montar uma Loja Virtual?
A internet já faz parte naturalmente do processo decisório de compra dos consumidores dos mais diferentes segmentos, seja procurando pelo endereço e telefone, ou lendo as avaliações no Google ou as fotos dos produtos publicadas nas redes sociais como: facebook, Instagram, por esse motivo as empresas devem ter cuidados específicos com o mercado digital.
Dicas de como criar seu mercado digital:
- Conheça bem seu público – Certifique-se de que está recorrendo aos canais corretos para acessar sua persona, buscando entender a fundo quais são suas características e hábitos para prever suas necessidades de consumo.
- Conheça bem o seu mercado – conheça tudo sobre o segmento de mercado no qual está inserido, para que consiga ter uma visão mais estratégica sobre qual caminho seguir na hora de escolher os canais de divulgação.
- Defina seu canal de vendas – Quem quer colocar seu negócio no mercado digital precisa avaliar suas opções, anunciar nas melhores redes sociais.
- Dedique-se à divulgação – deve optar entre investir em canais de divulgação orgânica ou contar com uma estratégia de mídias pagas, ou até mesmo as duas, precisa escolher dentre as mídias digitais as melhores para atingir ao seu público-alvo.
O mercado digital que já era uma realidade consolidada antes da pandemia de 2021, com ela ficou ainda mais competitivo, porque além de o número de pessoas conectadas ter aumentado, houve uma integração entre os mundos online e offline.
Por isso a importância de conhecer seu público (a persona), integrando sua loja no mercado online, mantendo-se atualizado sobre as tendencias do mercado, desenvolvendo estratégias online offline utilizando as redes sociais, para alavancar suas vendas.