Marketing Digital

O que é o Opt-in no e-mail marketing?

Investir em campanhas de e-mail é uma das ações mais comuns de empresas dos mais diversos nichos de negócio, desde às voltadas serviços específicos como balas personalizadas, ligado ao mercado B2B, a um e-commerce de brinquedos.

É por essa razão que produzimos esse artigo, pois é primordial que as empresas conheçam o opt-in, já que ele está intrinsecamente relacionado ao que toda organização almeja que é o sucesso nas suas campanhas de e-mail marketing.

Gostou da pauta? Então venha conosco e descubra o que é opt-in e muito mais. Boa leitura!

Afinal, o que é Opt-in?

Imagine ter a caixa de mensagem bombardeada todos os dias por diversas empresas, é muito ruim, não é mesmo?

Para as organizações, como por exemplo, uma empresa especializada em equipamentos de combate a incêndio, que têm produtos de alto valor, é praticamente jogar dinheiro fora, pois as chances de um usuário abrir um e-mail promocional é baixa. 

Além disso, corrompe a sua imagem, o que é para esse setor em especial, que trata com empresas é ainda pior, já que esse tipo de cliente é mais exigente.

É para evitar esse tipo de problema que as organizações devem apostar no opt-in, que é basicamente uma forma do consumidor-alvo autorizar o recebimento de emails-marketing da empresa.

Ou seja, ele expressa o seu desejo por meio do fornecimento do seu dado e com isso a empresa consegue criar uma lista de contatos e mais do que isso, a confirmação de que ele realmente quer receber as comunicações.

Como é possível conseguir a permissão do usuário? De diversas maneiras, como como:

  • Disponibilização de e-book gratuito.
  • Cadastro em Landing pages;
  • Assinatura de Newsletter.

Pode-se ainda inserir um “cadastre-se para receber os nossos e-mails” no site da empresa. Com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) ter a autorização do uso da informação é ainda mais relevante, o que torna a prática de opt-in um verdadeiro lacre de segurança para evitar penalizações.

Mais vantagens do opt-in

Além da vantagem de preservar a imagem da empresa e mais segurança quanto ao tratamento de dados do clientes, há outros benefícios bastante relevantes, como:

  • Reduz os índices de cancelamento: quando o usuário autoriza o envio de e-mails, há menores chances de cancelamentos, o que permite à empresa manter o contato com lead.
  • Leads mais qualificados: uma lista de contatos de clientes que expressam a sua vontade de receber comunicações certamente é valiosa, já que obviamente isso também expõe o seu interesse nos produtos e serviços da empresa, portanto, é uma maneira de construir uma base qualificada de leads, os potenciais clientes.
  • Ajuda a aumentar conversões: com uma base qualificada de leads, consequentemente, há mais possibilidades de conversões, ou seja, vendas.
  • Evita denúncias de spam: outra questão importante que faz do opt-in uma estratégia altamente benéfica em termos de credibilidade e custo com campanhas de email marketing, é que evita que o cliente denuncie a empresa por envio de spams.

Chegamos ao fim do nosso artigo sobre o que é opt-in em e-mail marketing, recurso fundamental para que empresas possam alcançar mais sucesso nas campanhas e também segurança em suas ações comunicacionais com o cliente.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe nas suas redes sociais e nos siga para mais artigos relacionados a temas de marketing.

Vanessa Andrade

Published by
Vanessa Andrade

Recent Posts

Empreendedorismo inovador: Histórias inspiradoras de empreendedores que desafiaram o status quo

No mundo empresarial, o empreendedorismo inovador desempenha um papel fundamental na transformação de indústrias, na…

1 semana ago

Experiência do cliente: qual a relação da logística?

Nos negócios contemporâneos, a experiência do cliente se tornou um fator decisivo para o sucesso…

1 semana ago

Estratégias comprovadas para alcançar o sucesso nos negócios

Neste artigo, exploraremos algumas estratégias comprovadas que podem impulsionar seu negócio rumo ao sucesso.

3 semanas ago

Passos essenciais para decolar com sua startup e se destacar no mercado

Neste artigo, exploramos os passos essenciais que todo empreendedor deve seguir para decolar com sua…

3 semanas ago

Dicas práticas para gerenciar projetos com eficiência e precisão

Neste artigo, exploraremos dicas práticas e estratégias para aprimorar suas habilidades de gerenciamento de projetos.

3 semanas ago

Os fundamentos para dominar as finanças empresariais

Neste artigo, exploraremos os principais fundamentos para dominar as finanças empresariais e como aplicá-los de…

3 semanas ago