Saiba as vantagens em contar com a implementação do marketing digital

O marketing digital surgiu nos anos 90, inicialmente apenas como uma mera nomenclatura para definir publicidade na internet que começava a nascer. Na década seguinte, no entanto, o conceito ganha força e também novos recursos.

Atualmente, e segundo previsões que se mantem para os próximos anos, o marketing digital é essencial para qualquer empresa que busca crescer e se aproximar de seus clientes ou consumidores.

Mas, o que é marketing digital mesmo?

Em uma rápida definição podemos entender o marketing digital como o conjunto de atividades que uma empresa desenvolve no ambiente online com o objetivo de consolidar a imagem da marca, atrair novos clientes através de um produto, como uma mesa rústica de madeira, um balcão refrigerado pequeno, ou um motor weg 2cv e construir relacionamento.

Dentre as muitas estratégias que compõe esse universo estão o SEO, Inbound Marketing, a Automação de Marketing e o Marketing de Conteúdo.

Neste artigo vamos tratar das vantagens do marketing digital de uma forma mais ampla, explorando suas soluções e benefícios. Preparado?

Leia também:

→ O que é Marketing

Soluções do marketing digital

O trabalho proposto por especialistas em marketing digital tem o objetivo principal de resolver problemas de empresa que enfrentam:

  • Dificuldade para desenvolver e testar seus produtos ou serviços;
  • Estão com baixo resultados de vendas;
  • Não conseguem criar boas campanhas de marketing;
  • Não emplacam sua marca;
  • Baixa satisfação dos clientes;
  • Pouco engajamento em seus conteúdos ou campanhas.

Se sua empresa enfrenta alguma dessas dificuldades para ganhar espaço no mercado digital, o marketing digital é o melhor investimento para seu negócio, seja por meio da contratação de uma empresa especializada ou estruturando uma área para isso internamente.

Vantagens do Marketing Digital

Listamos a seguir algumas das vantagens do marketing digital para mostrar o quanto ele tem a oferecer a sua empresa.

  • Transmitir uma mensagem – conversar com seu cliente será possível. Não deixar dúvidas sobre seu produto ou serviço é uma das formas de se destacar no mundo digital.
  • Grande alcance – não existem fronteiras para divulgar sua empresa na internet. Suas campanhas podem percorrer o mundo todo para chegar exatamente até seus reais e potenciais consumidores.
  • Informações do cliente – a cada ação de marketing realizada para captar clientes, mais informações você poderá reunir a seu respeito.
  • Público-alvo – aqui está um dos grandes segredos do sucesso do marketing digital: poder traçar perfis bastante assertivos de seus clientes antes de estruturar e veicular suas campanhas.
  • Ajustes em tempo real – diferente de campanhas em TV e mídia impressa, por exemplo, no mundo digital você acompanhará tudo de forma quase simultânea. Terá as métricas dos conteúdos publicados e, a partir delas, poderá realizar os ajustes necessários para melhorar seus resultados.

Para conseguir essas vantagens, existem ferramentas do marketing digital específicas para serem exploradas.

Ferramentas de marketing digital:

  • Blogs – ferramenta que exige pouco investimento financeiro, mas que poderá adotar vários níveis de conteúdo;
  • Vídeos – maneira dinâmica de apresentar sua empresa e seus produtos;
  • Webinars – um formato que poderá combinar cursos com tutoriais de como usar seu produto;
  • Redes sociais – as mais usadas para construir relacionamento entre marcas e pessoas;
  • E-mail marketing – estratégia focada na captação clientes;
  • SEO – melhora sua posição em sites de busca;
  • Mídia play –são os banners ou balões que estão em sites de notícia, por exemplo.

Essas são as mais usadas. Para cada uma delas existe uma estratégia e linguagem mais adequadas a serem exploradas. Por isso, ter uma equipe que saiba desenvolvê-las é fundamental.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais. 

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM