A corretagem de imóveis é tão importante para o setor de compra, venda e aluguel de casas e apartamentos quanto uma escada de concreto pré-moldada é para profissionais da pintura. Mas como a internet e as redes sociais podem alavancar os lucros em relação aos corretores?
Não há como negar que, atualmente, este é um conceito utilizado por um sem número de pessoas. Elas conquistam milhares de seguidores e fazem dinheiro com isso. Quer dicas sobre o tema? Então, chegou ao lugar certo.
O que é um Corretor de Imóveis?
Um corretor de imóveis ajuda as pessoas a comprar, vender e alugar casas, apartamentos e outras propriedades. Para que tenha licença de trabalho, são necessários os seguintes requisitos:
- Ser maior de 18 anos;
- Ter ensino médio finalizado;
- Fazer todo o curso específico na área. Também é indicado que tenha o Técnico em Transações Imobiliárias (TTI);
- Passar pelo estágio supervisionado;
- Solicitar o registro no CRECI.
Lembrando que todos devem fazer um curso em uma instituição credenciada e ativar o CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). Os corretores devem trabalhar para e sob a supervisão de alguém já experiente e licenciado, que garante que todo o escritório está cumprindo as leis e regulamentos imobiliários.
Há ainda quem trabalhe de forma independente e contrata agentes para trabalhar para si.
Onde entram a internet e as redes sociais?
Mesmo uma empresa de limpeza de fossa tem sua conta no YouTube para mostrar o dia a dia. E no setor imobiliário não é diferente. Ela evoluiu e fez com que os profissionais do ramo se conectassem e atraíssem compradores em potencial, além de expandir seus negócios on-line.
Existem vários benefícios que um corretor de imóveis pode somar com as redes sociais, dentre as quais, temos:
Aumento no tráfego de seu site
Pense o quanto um e-commerce que venda placa solar se beneficia das redes sociais? Ela une vários tipos de pessoas, de todas as origens e comportamentos. Ao fazer marketing por lá, você pode atingir um número maior de consumidores e gerar leads potentes.
Escreva textos e compartilhe por lá, com uma bela foto que tenha a ver com o contexto daquilo que está sendo lido. Isso faz com que se conecte com o público, portanto, todos aqueles que visitam sua conta podem rumar para seu site, aumentando esse número dia a dia.
Expansão de seu alcance
Um bom marketing pode levar o corretor a outro nível, por isso, aproveitar vários canais de marketing pode ser vantajoso e gerar retornos expansivos. Além dos métodos tradicionais, os corretores de imóveis podem ampliar seu alcance e combiná-lo com a publicidade paga nas redes sociais.
Hoje, as plataformas de rede social, como o Instagram ou o Tik Tok, desempenham um papel significativo no desenvolvimento da reputação de uma marca. Quer mais? Ainda auxilia no posicionamento do profissional no mercado, atraindo a atenção de novos clientes e gerando uma espécie de porca gaiola, que intensifica o poder do corretor em relação aos outros.
Basta postar um conteúdo que dialogue com as preferências do público e divulgar informações que agradem aos seus interesses que o público seguirá envolvido e retornando para obter mais informações.
CRM e redes sociais para o corretor de imóveis
Como o setor imobiliário é um mercado altamente competitivo, a integração da rede social com o CRM (Customer Relationship Management) o ajudará a obter uma vantagem competitiva e, dentre elas, podemos citar:
- Uma forte presença na rede social e na internet pode beneficiar os corretores de todos os níveis de experiência. Sua importância na estratégia do chamado ‘Marketing Imobiliário’ é sem igual;
- Com uma porcentagem tão grande de compradores de imóveis (principalmente depois da estabilização econômica), há quem busque por informações. Neste caso, você pode aparecer em uma série de feeds e aumentar as taxas de cliques e DM. A análise determinará o melhor momento para postar e segmentar leads em possíveis clientes, permitindo que entregue a mensagem certa para a pessoa certa no momento certo.
Com tudo isso dito, é hora de tirar as ideias do papel e colocá-las em prática!
Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.
Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais