O encerramento das atividades de uma empresa apresenta uma série de conjunturas que precisam ser acompanhadas de perto, para que não fique nada irregular, ou mesmo, para que o antigo proprietário não receba cobranças indevidas no futuro.
O intuito desse artigo é fornecer ao leitor uma base de planejamento para que consiga articular bem todos os fatores que levam ao encerramento das atividades em uma empresa, como por exemplo:
- Encerrar as atividades de uma maneira segura;
- Eliminar todas as dívidas pendentes;
- Cumprir todas as normas contratuais;
- Promover o desligamento de uma forma saudável e dentro da lei.
Logo, se você está pensando em vender a sua empresa, mas não sabe exatamente como deve fazer, o convidamos para acompanhar o restante desse artigo, pois listamos dicas que vão ajudar nesse processo.
Faça uma auditoria fiscal
Se você tem uma empresa especializada na instalação de piso industrial, por exemplo, e está iniciando o processo de encerramento das atividades, indicamos que faça uma auditoria fiscal.
Uma auditoria fiscal vai verificar se existem débitos pendentes com instituições financeiras e impostos que não foram quitados em nome da empresa ou alguma filial vinculada à sede.
Esse processo é extremamente importante para colocar a empresa no processo de encerramento de atividades, além de deixá-la dentro das normas da Receita Federal.
Caso a empresa não tenha um setor especializado em auditoria fiscal, recomendamos a terceirização desse serviço.
Existem diversas empresas que realizam o processo de apoio e tem conhecimento total de todos os trâmites para o fechamento e abertura de empresas.
Verifique as pendências judiciais
É preciso verificar se a empresa não tem nenhuma pendência judicial pelo qual o encerramento de atividades possa levar a problemas futuros.
Em outras palavras, se você tiver uma empresa especializada em equipamentos de sinalização de segurança, por exemplo, e algum ex-funcionário está movendo uma ação, recomendamos que chegue a um acordo para que a causa seja encerrada.
Qualquer movimentação dessa magnitude (encerramento) no CNPJ, pode levar a uma interpretação muito ruim de sua empresa perante a justiça. Por isso, recomendamos que tente fazer um acordo antes de encerrar as atividades da empresa.
Anuncie seu imóvel na internet e busque ajuda de corretores
Mudando um pouco a diretriz do nosso artigo, essa dica vai para quem tem uma empresa de conectores elétricos, ou qualquer outro segmento industrial e comercial, por exemplo, e está precisando repassar a propriedade do imóvel para o encerrando suas atividades.
Hoje em dia é quase certo que as pessoas que precisam investir na compra ou locação de imóveis, buscam primeiro informações na web.
Recomendamos vincular as propriedades da sua empresa nos sites especializados nessa área.
Forneça todas as informações importantes, apresente imagens de alta qualidade das instalações, coloque os pontos de referência que valorizam a propriedade e em contrapartida, também busque por corretores para agilizar esse processo de transição.
Conte com ajuda de terceiros
Para finalizar nosso artigo, ressaltamos que dependendo do tamanho da empresa, fazer tudo sozinho é um grande problema.
Além de ser cansativo e estressante, pode levar ao erro em diversas partes. Por isso recomendamos que busque ajuda de empresas terceirizadas, seja na área de auditoria fiscal e contabilidade, como também nos serviços de corretagem para o repasse de propriedade a outros interessados.
Esperamos que essas dicas sejam de suma importância e você consiga fechar o ciclo de sua empresa de acordo com todos os trâmites previstos em lei.
Compartilhe esse artigo para informar mais pessoas que possam estar nessa situação e nos siga para mais conteúdos desse tipo.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.
Leia também:
→ O que evitar para garantir o seu sucesso como empreendedor nos dias de hoje?