Marketing de conteúdo: entenda o que pode estar errado

O marketing de conteúdo comprovado e eficaz pode disparar as vendas de uma empresa se os movimentos certos forem feitos e alguns erros importantes forem evitados desde o início. 

Pensando nisso, neste artigo falaremos qual é o caminho certo a seguir, para atingir seus objetivos mais rapidamente e beneficiar 100% de suas ações com o marketing certo, bem estruturado e pensado estrategicamente para seu negócio. Continue lendo e confira!

7 Principais erros de marketing de conteúdo que você deve evitar

Para saber as melhores soluções, antes é preciso saber a raiz do problema, e assim, cortá-lo pela raiz e reestruturar o que não está dando mais certo.

Veja agora os principais 7 erros de marketing de conteúdo que você deve evitar em seu negócio, seja em uma empresa de consultoria recrutamento e seleção, ou em uma empresa de gestão em logística. Sem mais delongas, confira:

1. Você não conhece seu público-alvo 

Não conhecer o público-alvo é um dos maiores e mais comuns erros cometidos no marketing de conteúdo, mesmo por grandes empresas.

Isso porque, pesquisar e entender seu público leva tempo. Sem eles, como você poderá conhecer os tópicos que provavelmente chamaram a atenção dos leitores? Você escreveria um artigo sobre pastelaria em um blog de assessoria financeira? Obviamente não!

Isso só mostraria que você não conhece seu público e não estruturou um nicho para seu negócio. Portanto, o primeiro passo é de fato desenvolver uma persona (perfil de público ideal fictício) e se basear por ela para mensurar seu conteúdo. 

A maioria das empresas que sabem bem como promover seus conteúdos aos leitores, possuem resultados significativos em suas taxas de conversão e fidelização.

Se você quer alcançar também o sucesso, comece por estruturar sua buyer persona e responder às seguintes perguntas sobre seu público:

  • Qual é a faixa etária dele?
  • Em que área profissional atua?
  • Qual é a situação financeira dele?
  • Qual é o nível de escolaridade dele?
  • Que hobbies ele tem?
  • Quais são os pontos que geram desconforto ao consumidor?

Com as respostas dessas perguntas, já dá para criar uma persona bem definida com todas as informações para criar bons conteúdos. Seja para um restaurante gourmet, ou para uma empresa terceirizada de limpeza de escritório.

2. Não se preocupar com a qualidade do conteúdo

O objetivo principal do marketing de conteúdo é fornecer aos leitores e clientes em potencial informações de alta qualidade.

Para manter seu conteúdo atualizado e manter também o interesse do leitor – é muito importante publicar conteúdos que agregam e respondem às dores que seu público sente.

Afinal, ele vai procurar seu site, sua empresa, seu produto ou serviço exatamente para resolver seus problemas. Ou seja, uma empresa de suporte técnico em informática, por exemplo, vai solucionar um problema de pessoas com dificuldade em seus computadores.

Ou ainda, uma loja de suplementos irá solucionar os problemas metabólicos e nutricionais de pessoas que querem emagrecer e aumentar a saúde. E assim por diante.

3. Inconsistência nos conteúdos

Outro erro muito comum a se observar é sobre em intervalos irregulares e com a consistência nos conteúdos. Quando você não publica artigos por um período significativo de tempo, os leitores param de visitar seu site. 

Por isso, dependendo de suas capacidades e recursos, planeje um cronograma e tente cumpri-lo o mais próximo possível.

Compreensivelmente, nem todos podem se dar ao luxo de publicar 3-4 artigos por semana, por exemplo. Mas mesmo que você publique 1 artigo por semana, tente cumpri-lo de forma consistente.

Nesse ponto, há uma armadilha na qual muitas pessoas costumam cair. Em sua busca por publicar conteúdo com frequência, eles desconsideram a qualidade em favor da quantidade.

O resultado é a publicação de conteúdo pobre e desinteressante, que a longo prazo “prejudica” a imagem do respectivo blog, ao mesmo tempo em que oferece informações de que os usuários realmente não precisam.

Além disso, de acordo com os mais recentes desenvolvimentos do algoritmo do Google, criar conteúdo de qualidade é a melhor e mais confiável maneira de chegar nas primeiras páginas dos resultados dos mecanismos de pesquisa para termos de pesquisa específicos.

4. Falta de revisão e erros gramaticais

Além de considerar a qualidade dos artigos, é crucial pensar também na gramática deles. 

Embora pequenos erros sejam perdoados, erros gramaticais repetidos podem prejudicar a imagem online de um negócio sério, seja para um negócio de consultoria contábil para abertura de empresa, ou uma agência de fotografia, sempre pega mal erros gramaticais.

Portanto, verifique sua gramática e leia o artigo sempre mais uma vez. Melhor prevenir do que remediar.

5. Não reutilizar bons conteúdos

Se você está envolvido com marketing de conteúdo há muito tempo, provavelmente já publicou uma quantidade significativa de conteúdo cobrindo uma ampla gama de tópicos.

A melhor parte desse conteúdo é que você pode usá-lo várias vezes.

Veja essas ideias para reutilizar e redirecionar conteúdo:

  • Divida as estatísticas do relatório em diferentes partes e publique-o;
  • Crie um vídeo com aquele artigo bombástico que você publicou;
  • Expanda seu conteúdo existente com novos artigos; 
  • Utilize elementos de publicações anteriores.

Não há necessidade de reinventar a roda todas as vezes e não há razão para enterrar seus artigos poderosos, eles podem direcionar o tráfego para seu site a longo prazo. Descubra o conteúdo que funcionou para você por meio de análises e publique-o novamente.

6. Sempre esquece o CTA

Quando se trata de marketing de conteúdo, muitos profissionais de marketing ignoram o uso de chamadas para ação em vários pontos do espectro dos canais de marketing. 

No entanto, isso é o mesmo que perder grandes chances e oportunidades, pois não há melhor maneira de orientar os visitantes para outras partes do seu site do que com CTAs chamativos e envolventes.

Se você não informar os visitantes sobre seus serviços ou produtos, como eles poderão saber o que você tem a oferecer? Eles provavelmente não saberão.

Por esse motivo, adicionar CTAs é crucial tanto para uma empresa de serviço de entrega de encomendas, como para uma empresa de aluguel de carros, cujo objetivo é conquistar uma maior probabilidade de iniciar uma venda ou realizar uma ação desejada.

Cada parte do conteúdo deve incluir um CTA além de um objetivo. Considere colocar CTAs nos seguintes pontos:

  • Em seu blog;
  • Nos e-mails;
  • Na página da sua empresa no Facebook;
  • Em cada página do seu site;
  • Em ebooks e webinars;
  • Nas apresentações que você publica;
  • Na sua assinatura de e-mail.

Sem dúvidas, aplicando os CTA´s corretamente será mais fácil alcançar resultados significativos em suas campanhas e estratégias.

7. Venda agressiva e egoísta

Com certeza você já esteve em uma empresa onde existe o clássico “sabe tudo”, que fica falando de si mesmo, de como conseguiu as coisas e o que você deve fazer para alcançá-lo. 

Não há nada pior do que alguém (ou uma empresa) que só quer falar de si mesmo.

Ninguém quer ler conteúdo escrito por um colunista ou uma empresa egoísta, então evite criar conteúdo que seja exclusivamente para seu próprio gosto.

E claro, a solução é concentrar-se em criar conteúdo de acordo com as necessidades do seu público. Por isso, pense em seus artigos como uma oportunidade de entregar um presente valioso, não de ultrapassar os limites dos usuários para levar a uma venda.

Uma das coisas importantes a serem lembradas ao criar um novo conteúdo é que ele deve ser responsivo e direcionado às necessidades do público, não às suas.

Alinhando as estratégias de conteúdos

Agora que você já conhece os principais erros a serem evitados dentro do marketing de conteúdo, é hora de começar a realinhar o que você publica em seu site ou blog de forma a promover o sucesso do seu negócio.

Seja em uma empresa fornecedora e atacadista de peixes, ou em um e-commerce de roupas, é possível realinhar os conteúdos e voltar a ativa no meio digital.

Logo, todos esses erros a solução é exatamente fazer o oposto e não deixar que esses erros tomem conta dos seus objetivos. Conteúdo de valor e bem estruturado mida vidas das pessoas e das empresas. Acredite!

Isto é, as melhores práticas em marketing de conteúdo mudam toda a estrutura de uma empresa, e destaca as melhores qualidades que uma empresa pode obter.

É uma estratégia tão poderosa que qualquer negócio, seja uma empresa fornecedora de alga marinha para sushi ou qualquer outra empresa, pode começar a obter melhores resultados. 

Sem esquecer, porém, que o marketing de conteúdo não é algo que você aprende pelo livro. Requer horas intermináveis ​​de aprendizado, testes e, como em todas as coisas, você aprende com seus erros. No entanto, você verá como valerá a pena. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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