Como melhorar a comunicação da empresa com passos simples

Saber como melhorar a comunicação de uma empresa é uma tarefa e tanto, afinal de contas, para que a comunicação exista, é preciso unir duas pessoas com um mesmo objetivo, e nem sempre isso é tão simples como parece.

Afinal de contas, vivemos em um mundo onde as pessoas são completamente diferentes umas das outras, por mais parecidas que possam ser, cada uma tem a sua história, suas experiências, sua personalidade e suas características.

Para que uma comunicação assertiva, educada, produtiva e saudável aconteça, é preciso que ambas as partes saibam reconhecer seus pontos fortes e também os seus pontos de melhoria, e essa não é uma tarefa fácil.

Entretanto, na vida há o que podemos fazer e o que precisamos fazer, e manter uma comunicação saudável dentro da empresa é um dever de todo colaborador que deseja criar um clima organizacional minimamente confortável para trabalhar.

Muitos escritórios e espaços de trabalho estão investindo em inovações da tecnologia para melhorar a rotina de trabalho de seus funcionários, como uma máquina de café expresso vending proporcionando espaços de lazer e descanso com cadeiras massageadoras.

Mas além disso, as marcas também estão cada vez mais atentas à comunicação de suas empresas, tanto a comunicação interna quanto a comunicação externa, pois ambas são extremamente importantes para o sucesso do negócio.

Quando falamos da comunicação externa, nos referimos a como a empresa é vista pelos clientes, parceiros e fornecedores da marca, ou seja, por aqueles que não trabalham efetivamente dentro do negócio.

Já a comunicação interna diz respeito ao processo de comunicação entre os próprios colaboradores e funcionários daquela empresa, é a relação do time de marketing com o time de vendas e por aí vai.

Muitos funcionários mantêm uma ótima relação entre si, conversam sobre os processos se seus setores e até mesmo sobre a vida pessoal, indicando séries e filmes e até mesmo a melhor garrafa squeeze atacado que encontrou para se manter hidratado no dia a dia.

Entretanto, infelizmente não são todas as empresas ou setores que mantêm essa comunicação saudável e alinhada, e a falta dela pode prejudicar não apenas uma área, mas a empresa como um todo.

Isso porque a comunicação é o que faz ambas as partes entenderem o outro lado e alinharem soluções para os principais problemas e estratégias para se chegar onde deseja e conquistar os resultados esperados.

Por isso, a comunicação interna é extremamente importante dentro de qualquer tipo de empresa, e para te ajudar a desenvolver uma comunicação interna mais eficiente, preparamos este conteúdo que irá te ajudar nesse processo.

Benefícios de uma cultura de comunicação na empresa

Para começar, é importante que você confira os benefícios de uma cultura de comunicação dentro do negócio, é através dela que uma empresa de corte a laser consegue manter seus processos alinhados e uma ótima relação externa no mercado. Confira:

Aumenta a produtividade

A produtividade é uma característica essencial de uma marca que deseja mais resultados, pois é a produtividade que permite que um colaborador dê tudo de si em sua rotina e entregue os resultados de forma rápida e assertiva.

Sendo assim, com uma comunicação interna eficiente, a produtividade aumenta dentro dos setores e da empresa como um todo, gerando mais resultados para a marca e uma maior sensação de satisfação por parte do profissional.

Retém talentos

Toda empresa possui os seus talentos, ou seja, aqueles funcionários que são considerados os foras da curva, seja pelos resultados que entregam, pelas ideias que apresentam ou até mesmo pela energia que transmite para a equipe, e perdê-los pode ser um grande prejuízo.

Por isso, a comunicação interna também é uma forma de reter esses grandes talentos, a fim de mostrar que ali é o seu lugar e que eles têm muito a conquistar no espaço, como uma promoção para o gerenciamento de resíduos na construção civil da empresa.

Promove a interação

E é claro que não poderíamos deixar de citar a promoção da interação gerada a partir da melhora da comunicação interna, seja a interação entre líderes e analistas ou até mesmo a interação entre colegas de áreas diferentes.

Essa interação é o que promove processos mais alinhados entre as equipes e uma rede de apoio onde cada colaborador saiba que pode contar com o seu colega para ajudar no que for preciso, pois a comunicação entre ambos é algo inquestionável.

Esses são apenas alguns dos inúmeros benefícios que uma comunicação interna bem alinhada e eficiente consegue entregar tanto para a empresa quanto para os colaboradores que a desenvolverem.

Passos para melhorar a comunicação da empresa

Partindo para a prática, é importante também entender como colocar todo esse conceito em ação, e é isso que um programa de educação ambiental faz com que as empresas que desejam mais consciência ambiental em seu processo de produção no dia a dia.

Seguindo essa premissa, selecionamos alguns passos simples a serem aplicados na sua empresa para que todos possam trabalhar da melhor forma, assim a empresa terá sucesso internamente entre os funcionários e externamente com os clientes. Confira:

Resolva os conflitos rapidamente

Toda empresa, independentemente do seu tamanho, ritmo de produção ou segmento, possui ou possuirá os seus conflitos internos, que podem ser gerados pela discordância em alguma decisão ou até mesmo por uma indiferença entre as pessoas.

Nesses casos, é importante resolver isso imediatamente, ou seja, chamar as pessoas envolvidas no conflito para alinharem uma resolução rápida e boa para ambas as partes, pois isso evita problemas maiores e uma comunicação ineficiente entre eles.

Cultive a cultura do feedback

O feedback é uma parte extremamente importante dentro de uma empresa, assim como o registro de direito autoral de logotipo que toda marca precisa ter para manter sua logo atualizada e usada no mercado de forma legal.

É importante manter a cultura de feedbacks em grupo e também os individuais, reforçando os pontos positivos dos funcionários e pontuando o que eles precisam melhorar e como eles podem fazer isso, pois essa ação incentiva a mudança para melhor.

Saiba ouvir com atenção

Quando se trata de comunicação, é normal que muitas pessoas queiram sempre falar, principalmente aquelas que amam estar sempre ativas em uma conversa, mas é importante entender que comunicação é algo que acontece em conjunto.

Por isso, falar é importante, mas ouvir também, sendo assim, saiba o momento de se calar para ouvir o que outros funcionários têm a dizer, muitas vezes a opinião e ideias deles podem te inspirar a fazer algo inovador na empresa.

Mantenha reuniões presenciais

Após a pandemia do novo coronavírus e o regime de trabalho remoto, as pessoas se acostumaram a trabalhar e a se comunicar a distância, o que não foi ruim, afinal é o que permite funcionários acessarem um programa de vendas para restaurante de onde estiverem.

Entretanto, não podemos negar que o contato físico, o olho no olho e cara a cara tem muito poder e influência na construção de um relacionamento. Por isso, mantenha encontros presenciais com seu time para que todos possam sempre estar em constante contato.

Esses são passos simples, mas que fazem toda a diferença na construção de uma comunicação interna efetiva, onde todos os colaboradores sabem ouvir as opiniões e entrarem em um consenso que beneficie todas as partes.

Principais canais de comunicação do endomarketing

Para finalizar, não poderíamos deixar de falar sobre a área responsável justamente pela comunicação interna das empresas e que tem sido cada vez mais requisitada nos mais diversos tipos de negócios, que é o endomarketing.

Essa área é a responsável pelo marketing interno da empresa, ou seja, pelo alinhamento da comunicação e pela priorização de um ótimo clima organizacional para todos que compõem a empresa de controladoria empresarial ou seja qual for o segmento dela.

Para isso, os profissionais que compõem esse setor utilizam diversos tipos de canais de comunicação para manter as informações atualizadas e o relacionamento mais próximo com os colaboradores, e os principais deles são:

  • Intranet;
  • Site institucional;
  • Mídias sociais;
  • Newsletter;
  • Webtvs;
  • Hotsites;
  • Onboarding 100% digital;
  • Calls.

Mencionamos isso pois muitas empresas estão cada dia mais interessadas em melhorar a sua comunicação interna, e criar um setor como o endomarketing pode fazer toda a diferença na rotina de trabalho dos seus funcionários.

Por isso, estude mais sobre a área em questão e as formas como ela pode ser implementada dentro da sua empresa para que existam profissionais qualificados e focados apenas nessa missão para você.

Considerações finais

A comunicação é um traço fundamental para a vida em sociedade e principalmente para a produtividade dentro de uma empresa, então se preocupar com ela é mais do que um capricho, mas uma necessidade.

Dessa maneira, você construirá não apenas boas equipes, mas times potentes, onde todos jogam em conjunto para chegar no resultado esperado, ajudando o seu colega e fazendo o possível para entregar sempre o melhor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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