Link bait: saiba o que é e qual a sua importância

O sucesso de um site normalmente costuma ser medido através do número de acessos que uma plataforma recebe, sendo preciso muitas vezes contar com uma série de estratégias para garantir esse tipo de destaque, como pode ser o caso de uma ação de link bait.

Esse é apenas um entre diversos tipos de estratégias que devem ser adotadas para se garantir com que um endereço digital consiga se destacar diante da pluralidade de opções que podem ser encontradas hoje no meio digital através de uma simples busca na internet.

Não chega sequer a ser necessário se direcionar a uma plataforma de pesquisa para compreender um pouco sobre a alta quantidade de conteúdos que estão disponíveis dentro do universo digital, já que ao simplesmente navegar nas redes sociais é possível ver isso.

A expansão digital parte tanto da diversidade de plataformas disponíveis, como também dos variados perfis que podem ser encontrados dentro de cada uma dessas opções. Ponto que faz uma matéria sobre tapete vinílico e outra sobre receitas disputarem o mesmo espaço.

Isso ocorre também por causa da própria pluralidade que costuma estar associada ao perfil dos usuários, já que alguém que se interessa sobre o mercado econômico também pode estar atento sobre a situação do seu time, com a internet tendo todos esses conteúdos.

Frente a essa realidade é necessário conhecer sobre as melhores estratégias digitais disponíveis, para assim garantir com que o seu site possa conquistar a melhor performance possível, batendo de frente contra todos os concorrentes disponíveis no meio virtual.

E assim como acontece no mercado presencial, com os índices de vendas de um óleo para compressor podendo aumentar baseado na indicação de antigos clientes, dentro da realidade virtual um conteúdo pode ser mais acessado se for bem recomendado.

Baseado nessa realidade, é possível destacar o valor que a recomendação de um link pode fazer para que o site desta matéria receba uma maior relevância, com isso se refletindo no número de acessos que essa plataforma pode acabar recebendo.

Nesse caso existe a diferença entre clicar em um link que apareça disponibilizado pelas redes sociais de uma empresa, entre acessar esse conteúdo após a indicação dele por meio de um colégio que conhece o seu interesse e compartilha essa produção.

Ou seja, é necessário saber como trabalhar bem os seus links para garantir que eles recebam uma maior atenção e cliques. Objetivo esse que pode ser trabalhado através de uma estratégia conhecida como o link baiting.

Como funciona um link bait?

Esse tipo de prática, que pode ser traduzido como uma espécie de isca para links, se trata de uma estratégia onde o administrador de uma plataforma digital busca maneiras de aumentar a visibilidade do seu site, usando para isso um direcionamento específico.

Uma tática que pode ser vista justamente como uma espécie de anzol, atuando com o objetivo de fisgar o público a ponto que ele se sinta incentivado a clicar em um link, sendo preciso primeiro atrair outros canais de conteúdo a disponibilizar tal encaminhamento.

O objetivo aqui é garantir a atração dos chamados backlinks, ação onde o acesso de um site é feito através do clique que um usuário faz em um link que tenha sido disponibilizado dentro dos conteúdos que forem apresentados ao público.

Um exemplo disso pode ser uma matéria em um blog de decoração sobre a importância de desenvolver uma estratégia segura durante a reforma da sua casa. Dentro desse conteúdo é possível encontrar um link para a compra de uma pinça para guarda-corpo de vidro.

Esse direcionamento específico, sendo uma estratégia conhecida como link building, faz com que tanto o blog de decoração quanto o site do fornecedor de tal equipamento sejam recompensados, dando a melhor experiência ao usuário, assim como o clique de ambos.

Em um tempo onde se torna cada vez mais difícil conquistar a atenção de quem navega na internet justamente por causa da grande quantidade de conteúdos que se mostram disponíveis nas redes, contar com estratégias para aumentar seus acesso é importante.

E assim se destaca essa prática de link bait, no qual o gestor de um site trabalha para garantir com que o seu endereço digital seja visto de forma positiva não apenas pelos usuários, mas por quem administra algum tipo diferente de plataforma digital.

Ação essa que pode aumentar o interesse do usuário sobre um corrimão de aço inox, sendo preciso apenas que quem comanda a empresa responsável por esse tipo de companhia na internet torne seus conteúdos interessantes a ponto de serem replicados.

A partir dessa estratégia até mesmo os resultados comerciais de tal site podem aumentar quando se tratar de uma plataforma digital mantida por algum tipo de empreendimento. Tudo isso faz com que seja importante lidar com essa prática de anzol.

Como fazer uma estratégia de link bait?

Para que essa prática de link bait possa ser a mais positiva para um site, estabelecendo uma boa conexão com outros endereços disponíveis na internet e sendo recompensado com um possível aumento de acessos, é necessário que essa prática seja bem conduzida.

Algo então que pode ser conquistado a partir de táticas como:

Análise de dados

A primeira coisa a ser feita é conhecer o cenário em qual uma plataforma digital se encontra, sendo necessário estudar o comportamento do seu público e do mercado digital como um todo, para assim criar conteúdos mais atrativos de uma forma geral.

O que pode incluir falar sobre técnicas de limpeza para objetos específicos da casa, como esquadrias de alumínio sob medida, para assim atrair a atenção de sites de decoração e outros tipos de conteúdos que possam encontrar valor nesse texto a ser compartilhado.

Apresentação de novidades

Por mais que seja importante estudar sobre as tendências do mercado, é importante também garantir a apresentação de conteúdos inéditos ao públicos, sendo ainda mais indicado ser pioneiro em algum assunto, a ponto de ganhar a atenção dentro da internet.

Razão essa pela qual podemos ver um conteúdo específico sendo replicado em diferentes plataformas, tudo graças ao valor que esse texto ou produção inicial pode conquistar dentro do ambiente digital.

Conteúdos a longo prazo

Outra forma de manter seus conteúdos sendo replicados por muito tempo é a produção de um formato conhecido como evergreen, ou seja, algo que mantenha a sua importância mesmo com o passar do tempo, como pode ser o caso de alguns textos atemporais.

Isso pode incluir uma matéria sobre como funciona o processo de montagem de calha, onde mesmo após alguns anos ainda pode se tratar de um conteúdo que tenha a atenção do público, diante do seus conceitos que continuam relevantes após o tempo.

Gerenciamento de conteúdos

Por fim, para manter uma produção com um constante interesse na internet, é necessário saber como gerenciar da melhor forma possível o seu conteúdo nas redes, apresentando ele em diferentes formatos, como por meio de postagens ou com a criação de um e-book.

Ao variar a sua amplitude de conteúdos é possível aumentar o alcance de suas produções a ponto então de garantir com que elas possam ser melhor compartilhadas na internet diante do valor a ser percebido por outras plataformas disponíveis na rede.

Ao seguir essas práticas é possível garantir com que a sua estratégia de link bait chegue aos melhores resultados, sendo algo que depende também da escolha do melhor formato existente em relação a essa prática.

Tipos populares de link bait

Ao desenvolver uma estratégia de link bait, é importante considerar o uso dos formatos que mais atraem atenção do público no meio digital, sendo possível destacar opções como:

  • Conteúdos interativos;
  • Notícias atualizadas frequentemente;
  • E-books;
  • Infográficos.

Formatos esses que podem fazer com que o número de acessos que o site de uma agencia aduaneira cresça exponencialmente, tudo graças ao destaque que um link pode receber na internet, atraindo tanto os usuários como outros produtores de conteúdo.

Em relação a isso, é importante também conhecer algumas estratégias similares ao link bait, como o click bait, quando é usado um tipo de elementos, como uma imagem ou até mesmo um título para atrair a atenção do público, o fazendo clicar nesse conteúdo.

Mas é importante frisar que esse tipo de estratégia não é vista com bons olhos pelo público, já que o click bait geralmente tem a intenção de aumentar o fato, como uma notícia sensacionalista.

Outro sistema similar é o chamado engagement bait, sendo uma prática que mantém o uso da experiência de um anzol, mas nesse caso voltado ao engajamento a ser conquistado junto ao público, fazendo com que um usuário curta ou até mesmo comente em algo.

Através desses formatos é possível garantir com que um texto sobre demolição de casas antigas receba atenção por diversas plataformas disponíveis na rede, como um site de decoração, um blog ambiental, além de outros conteúdos que se interesse pelo tema.

Tudo a fazer com que um site receba uma maior atenção do público, direcionando então a um aumento em relação ao seu número de cliques.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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