A crise econômica que se instaurou devido a pandemia da Covid-19 fez com que as pessoas se sentissem obrigadas a procurar novas formas de renda. É óbvio que o corona vírus trouxe perdas irreversíveis, mas também não se pode deixar de falar o quanto a tecnologia ajudou nesse processo.
Graças ao aplicativo de entregas, as pessoas puderam satisfazer todas as suas necessidades sem sair de casa. É normal que as pessoas associem o serviço de entrega a comidas, mas a verdade é que se trata de algo muito mais amplo.
Afinal de contas, há aplicativos de entregas que são capazes de fazer o transporte de remédios, artigos de pet shop ou mesmo objetos de decoração. E, devido a alta demanda desses serviços, acaba que esse é um setor que está em grande desenvolvimento.
Isso quer dizer que, para quem precisa de uma renda extra, é possível utilizar um aplicativo de entregas para arrecadar um valor ao final do mês. Mas como posso fazer isso? É sobre isso que iremos falar no decorrer deste artigo. Confira!
Como ganhar dinheiro extra com entregas?
O serviço de entrega está crescendo bastante, uma vez que isso tem se tornado algo comum no dia a dia de muitos brasileiros. A grande maioria das pessoas preza pela praticidade e o conforto e, por isso, não querem se deslocar para adquirir um determinado produto.
Isso, de certa forma, acaba por otimizar o tempo de uma pessoa. Por consequência, ela pode se dedicar a realizar outras atividades enquanto aguarda o seu pedido ser entregue. Mas, se você quer saber como ganhar dinheiro extra com um aplicativo de entregas, entenda que a atuação é maior do que se pensa.
Como dito anteriormente, é possível fazer dinheiro entregando não apenas comida, mas outros tipos de produtos. Sendo assim, nada impede que você tenha o cadastro em mais de um aplicativo. Dessa forma, se tem uma demanda ainda mais recorrente.
Fora isso, não pense que só pode fazer entrega aqueles que possuem veículos como carros ou motos. Na verdade, já há alguns aplicativos que aceitam bicicletas. Então, se o seu intuito realmente é o de trabalhar com entregas, saiba que há bastante alternativas.
Inclusive, muitas empresas oferecem a possibilidade desse tipo de trabalho, com base em uma programação do qual você pode escolher os horários em que deseja trabalhar. Muitos acreditam que só é possível trabalhar com entregas por intermédio de aplicativos e com uso de tecnologia, mas isso não é verdade.
Posso fazer entregas sem utilizar um aplicativo?
É claro que, através de um aplicativo de entregas, se torna um pouco mais fácil conseguir fazer algumas encomendas, mas é essencial destacar que essa não é a única possibilidade. E isso acontece porque nem todos os aplicativos de delivery tem entregadores cadastrados.
O iFood, por exemplo, apesar de ter alguns motoristas para fazer entrega, não são todos os restaurantes que requerem essa opção. Há aqueles que preferem contratar entregadores por fora, a fim de ficarem livres das altas taxas.
Isso quer dizer que você pode sim fazer entregas sem utilizar um aplicativo de entregas, basta entrar em contato com empresas e fazer esse tipo de contrato. Mas, nessas situações, o trabalhador vai ter um contrato independente.
Ou seja, não vai seguir todos os moldes dos contratos formais e com base nas leis da CLT. Nessas situações, faz-se necessário ter um contrato de prestação de serviço, o qual visa esclarecer as responsabilidades entre ambas as partes.
Quais são os requisitos para fazer entregas de encomendas?
É claro que isso vai variar de acordo com a empresa ou mesmo o aplicativo que você pretende oferecer os seus serviços. Por isso, a dica é sempre averiguar com o contratante quais são os requisitos, haja vista que pode solicitar coisas mais específicas.
Mas, no geral, para poder se candidatar a esses serviços, os principais requisitos são:
- Ter, ao menos, 18 anos de idade;
- Ter uma carteira de motorista que esteja válida;
- Possuir um smartphone que funcione bem.
Em relação a sua carteira de habilitação, você vai precisar ter a categoria de acordo com o veículo que você pretende fazer a entrega. Isto é, se você vai utilizar um carro, deve-se possuir a categoria B. Em contrapartida, se for fazer de moto, deve-se ter a categoria A.
Agora, para aqueles que irão fazer as entregas de bicicletas, não há necessidade de possuir uma carteira de habilitação. Uma dica é sempre se atentar a validade da sua carteira pois, caso ela esteja vencida, seu cadastro pode ficar temporariamente bloqueado, até resolver a situação.
Ademais, como os aplicativos possuem todo um sistema integrado a aplicativos para celulares, é indispensável que você tenha um smartphone que suporte a plataforma. Não precisa ser um modelo top de linha, mas ele deve funcionar bem.