Empreendedorismo

Os 4 ramos do E-commerce e seus públicos- alvo

Os e-commerces são plataformas de vendas on-line que se destinam à venda de produtos. Embora direcionados à comercialização de mercadorias, algumas empresas apostam na incorporação de serviços.

Por exemplo, um e-commerce especializado em instrumentos de medição, pode oferecer um serviço de calibração de instrumentos, seja por meio de parceria ou não. Ou eletrônicos, pode incorporar serviços de manutenção e conserto e daí em diante.

A questão é que os e-commerces são os grandes responsáveis pelo boom das vendas virtuais, cuja previsão é de aumento, segundo pesquisas.

No país, existem 4 ramos principais de e-commerces que você vai conhecer a seguir, siga conosco e boa leitura!

1. B2B – Business to Business

O B2B é um dos ramos de e-commerce existentes no Brasil, em que a relação comercial acontece de empresa para empresa, portanto o público-alvo são clientes corporativos. Esse segmento inclui empresas dos mais variados setores, como:

  • Fabricantes de injetora de plástico;
  • Empresas especializada em usinagem;
  • Fabricante de equipamentos para construção civil;
  • Empresas especializadas em equipamento de combate a incêndio.
  • Entre outras.

De venda mais complexa, esse tipo de e-commerce é produzido com recursos tecnológicos que englobam várias etapas da conclusão da compra.

2. B2C – Business to Consumer

Esse é o ramo mais comum de e-commerce em que as vendas são realizadas das empresas diretamente para o consumidor final. Essas plataformas costumam ter um volume alto de produtos que podem ser um único segmento, como rótulos adesivos.

Ou podem conter uma extensão variedades de mercadorias, como é o caso dos e-commerces de vestuários, que vendem desde roupas a sapatos e acessórios de moda.

Por essas razões, o público-alvo é bastante amplo.

3. C2B – Consumer to Business

Menos comum que os demais citados, o C2B corresponde a um setor de e-commerce no qual a relação é de pessoas físicas para empresas, portanto, é o contrário do B2C, logo o público são organizações dos mais variados segmentos.

Esse ramo de e-commerce conta com vendas tanto de produtos quanto de serviços. A expectativa é que esse setor se expanda, pois oferece praticidade e simplicidade entre pessoas físicas e jurídicas.

4. C2C – Customer to Customer

Outro menor típico no universo de e-commerces, mas que também está sendo cada vez mais explorado é o ramo de venda de consumidor para consumidor.

Apesar de acontecer vendas de produtos, o que predomina é a venda de serviços, comumente oferecido por profissionais autônomos, como consultores de marketing, contadores, entre outros.

O público-alvo, como no B2C, é bastante diversificado.

5. Nichos de e-commerces que estão em ascensão

Há diversos nichos de e-commerces que estão em destaque e que por isso, são ótimas opções de investimentos para aqueles que desejam empreender no ramo de vendas online, entre eles, podemos citar:

  • Pet: os e-commerces de pet que vendem desde alimentos a roupas e acessórios para cães, gatos e outros pets se expande e conquista cada vez mais clientes atraídos pela comodidade e variedade de opções.
  • Produtos esportivos: a preocupação com bem-estar leva os consumidores a procurarem roupas, acessórios e equipamentos esportivos, o que leva esse segmentos a estar em franco crescimento.
  • Jogos: outro segmento de destaque no mundo e-commerce são os especializados em games, que vai ao encontro do número crescente de adeptos.

Chegamos ao fim do nosso artigo que trouxe os 4 ramos do e-commerce e seu público-alvo. Se gostou compartilhe nas suas redes e continue a nos seguir.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Vanessa Andrade

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