Os e-commerces são plataformas de vendas on-line que se destinam à venda de produtos. Embora direcionados à comercialização de mercadorias, algumas empresas apostam na incorporação de serviços.
Por exemplo, um e-commerce especializado em instrumentos de medição, pode oferecer um serviço de calibração de instrumentos, seja por meio de parceria ou não. Ou eletrônicos, pode incorporar serviços de manutenção e conserto e daí em diante.
A questão é que os e-commerces são os grandes responsáveis pelo boom das vendas virtuais, cuja previsão é de aumento, segundo pesquisas.
No país, existem 4 ramos principais de e-commerces que você vai conhecer a seguir, siga conosco e boa leitura!
O B2B é um dos ramos de e-commerce existentes no Brasil, em que a relação comercial acontece de empresa para empresa, portanto o público-alvo são clientes corporativos. Esse segmento inclui empresas dos mais variados setores, como:
De venda mais complexa, esse tipo de e-commerce é produzido com recursos tecnológicos que englobam várias etapas da conclusão da compra.
Esse é o ramo mais comum de e-commerce em que as vendas são realizadas das empresas diretamente para o consumidor final. Essas plataformas costumam ter um volume alto de produtos que podem ser um único segmento, como rótulos adesivos.
Ou podem conter uma extensão variedades de mercadorias, como é o caso dos e-commerces de vestuários, que vendem desde roupas a sapatos e acessórios de moda.
Por essas razões, o público-alvo é bastante amplo.
Menos comum que os demais citados, o C2B corresponde a um setor de e-commerce no qual a relação é de pessoas físicas para empresas, portanto, é o contrário do B2C, logo o público são organizações dos mais variados segmentos.
Esse ramo de e-commerce conta com vendas tanto de produtos quanto de serviços. A expectativa é que esse setor se expanda, pois oferece praticidade e simplicidade entre pessoas físicas e jurídicas.
Outro menor típico no universo de e-commerces, mas que também está sendo cada vez mais explorado é o ramo de venda de consumidor para consumidor.
Apesar de acontecer vendas de produtos, o que predomina é a venda de serviços, comumente oferecido por profissionais autônomos, como consultores de marketing, contadores, entre outros.
O público-alvo, como no B2C, é bastante diversificado.
Há diversos nichos de e-commerces que estão em destaque e que por isso, são ótimas opções de investimentos para aqueles que desejam empreender no ramo de vendas online, entre eles, podemos citar:
Chegamos ao fim do nosso artigo que trouxe os 4 ramos do e-commerce e seu público-alvo. Se gostou compartilhe nas suas redes e continue a nos seguir.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.
As transformações na estrutura familiar são cada vez mais frequentes. Mudanças como a chegada de…
Gestão de riscos desempenha um papel crucial ao considerar como abrir offshore nos Estados Unidos.…
Morar com os avós pode ser uma experiência enriquecedora, tanto para os mais jovens quanto…
Ao pensar em transformar um ambiente residencial ou comercial, é comum que a prioridade recaia…
As janelas amplas têm se tornado um elemento arquitetônico cada vez mais valorizado em projetos…
Campinas é um dos maiores polos tecnológicos e industriais do Brasil. A cidade, com seus…