O grande anseio dos novos empreendedores é como conseguir atrair clientes para o seu negócio.
Embora muitos façam o seu planejamento financeiro, possuem grandes dificuldades para alavancar os resultados e expandir os negócios. Além de estar sempre atualizado, existem alguns passos fundamentais para que você consiga atrair ainda mais clientes.
Confira mais no conteúdo abaixo!
Conheça o seu público alvo
Pode parecer óbvio, mas muitos empreendedores pulam o passo de conhecer o próprio público alvo. No entanto, o primeiro passo para o sucesso de todo negócio é conhecer a fundo quem tem grande potencial para consumir o seu produto ou não.
Desse modo, é possível reduzir os esforços e ter mais precisão a longo prazo.
Por exemplo, se o dono de um mecânica sabe que em determinado bairro as pessoas andam mais de transporte público ou aplicativos, ele poderá escolher um local onde tenha motoristas, consequentemente, mais chances de ter clientes para fazer manutenção veicular.
Saber quem é seu público é o passo inicial para alavancar suas vendas, principalmente, se esse estudo for realizado com o apoio de um crm gratis.
Seja excelente em atender seus clientes
O segundo passo, é atender com excelência o seu potencial cliente. Assim, além dele comprar ele poderá indicar o seu produto para mais pessoas.
A grande questão é: como atender os clientes com excelência?
Para isso, é fundamental que você conheça a necessidade do seu consumidor por meio de perguntas e pesquisas.
Com o apoio de um app funil de vendas é possível desenhar uma caminhada para fazer com que o potencial cliente possa ser um consumidor fidelizado.
Tudo isso, por meio de estratégias de topo, meio e fundo de funil, ou seja, criar uma trajetória em que o cliente possa esclarecer suas dúvidas, encontrar a solução desse problema em sua oferta e possibilidade de comprar o produto.
Invista em ferramentas de automatização de processos
É muito comum que empreendedores consigam atrair visibilidade para o seu negócio, mas por um determinado momento se enrolem e perca clientes por não saber gerenciar o seu processo comercial e logístico.
Por isso, a terceira dica é otimizar e automatizar processos, principalmente, se for um negócio de pequeno e médio porte. Assim, você pode investir seus esforços nas vendas e marketing do que na finalização da compra e envio do produto.
Com a ajuda de ferramentas é possível minimizar os erros e até ter um controle de leads muito maior, permitindo maior precisão em seus resultados.
Além disso, com ferramentas ou softwares de automação é certa a redução de custos e o acompanhamento mais detalhado de todo o processo, seja ele comercial, logístico ou até mesmo acompanhamento das métricas de áreas como marketing.
Graças à tecnologia, hoje é possível encontrar crm preço acessível para todo tipo e tamanho de negócio.
Saiba como atrair clientes pela internet
Sabendo que é o seu público alvo e tendo um processo bem gerenciado, é possível se esforçar nas estratégias para atrair o maior número de potenciais clientes.
Para isso, vale considerar o mercado digital, já que ele é responsável por grande parte das compras realizadas hoje. Além disso, o seu retorno financeiro é maior se comparado com alternativas de marketing offline.
Diante disso, separamos algumas dicas importantes para começar a divulgar pela internet.
- Conteúdos relevantes
Cada vez mais, o consumidor tem valorizado empresas que oferecem soluções para os seus problemas, ou seja, que possuem conteúdos que podem suprir suas necessidades ou que possam esclarecer suas dúvidas.
Por isso, é fundamental ter em seu processo a criação constante de conteúdos para meios de comunicação como:
- Blogs;
- Redes sociais;
- Newsletters;
- Veículos impressos de divulgação.
Afinal, quando precisamos solucionar um problema, a primeira medida que fazemos é pesquisar como resolver a situação,
Quando uma pessoa nessa situação encontra um conteúdo relevante que direciona para um determinado produto, ela sente mais confiança para comprar e investir em determinado produto ou serviço.
- Estejam presentes nas redes sociais
Outra estratégia, que já citamos anteriormente, é estar presente nas redes sociais. Principalmente na que seu público-alvo mais se encontra.
Para saber essa informação, você precisará descobrir quem é o seu público alvo e qual sua faixa etária, só após essa etapa será possível criar uma estratégia mais precisa para as suas redes sociais.
Por exemplo, uma loja de brinquedos lançou um produto e deseja divulgar nas redes sociais.
Certamente, não será possível impactar diretamente as crianças, pois em teoria elas não possuem mídias sociais, deste modo as artes e conteúdo deverá ser direcionado para os pais, pois eles estão presentes nas redes e podem comprar o produto.
Esse tipo de análise é fundamental para o crescimento do negócio, no entanto, com a ajuda de um crm é possível ter essa análise de modo visual e mais assertivo.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado
para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.